O CONHECIMENTO É UM INVESTIMENTO FUNDAMENTAL (Pichinin)


ESTATÍSTICA SOCIAL NO SISTEMA EDUCACIONAL

12-06-2012 12:13
O Brasil é um país extremamente heterogêneo socialmente (gênero, cor e raça). Tal fato corrobora para materializar as desigualdades e injustiças contemporâneas. Porém, estudos evidenciam que as diferenças sociais podem ser estimadas estatisticamente e seus dados considerados para análise das conseqüências que causam na sociedade. Sendo assim, este estudo visa apresentar benefícios do trabalho pedagógico com dados estatísticos sociais ao sistema educacional.
Dados Estatísticos e Instrumentos
Por meio do estudo com dados estatísticos é possível a obtenção de instrumentos que podem possibilitar alguma interferência social concreta, e ainda revelar realidades sociais inadmissíveis atualmente, como a miséria por exemplo. As informações exatas e seguras adquiridas pelos dados estatísticos permitem estabelecer e/ou nortear estratégias de políticas públicas alternativas e/ou interventivas visando maior condição humana.
Deste modo, um trabalho multidisciplinar (para maiores informações com ralação à multidisciplinaridade e transversalidade, visite nosso artigo “Interdisciplinaridade ou Multidisciplinaridade”, disponível no site do Mundo Jovem) em sala de aula, levando estas referências de dados indicadores para o ambiente escolar, pode favorecer uma alteração do atual sistema, extremamente desigual e injusto socialmente (em acordo com a lei de inclusão racial nº 10.639/03), para o de igualdade e justiça. Uma vez que, a escola é o lugar ideal para o desenvolvimento de uma cultura cidadã voltada para a democracia e efetivamente uma transformação social.
Estratégia Transversal
As desigualdades sociais observadas por meio do acesso aos indicadores sociais devem ser consideradas em separadamente e transversalmente (os temas de estudo como eixo central, e não a própria disciplina), com propostas e/ou adaptações de atividades pedagógicas multidisciplinares que sejam capazes de contribuir para uma análise crítica quanto às injustiças nas relações raciais, corroborando para uma eqüidade étnico-racial (recomenda-se como apoio o uso das cartilhas gratuitas, disponíveis na página da LAESER). Ou seja, se estabelecendo como componente curricular do Projeto Pedagógico educacional, para na prática ser adaptado e empregado pelos professores de forma Transversal (Multidisciplinar) na sala de aula, tanto pelas áreas das exatas quanto das humanas, de acordo com as especificidades de cada disciplina, com temas voltados diretamente para análise e/ou conscientização, ou indiretamente em questões como a diversidade e/ou a educação.
Conclusão
Portanto, em concordata com os argumentos apresentados, se concluí que, além do conhecimento quanto às desigualdades sociais, que pode auxiliar na criação de instrumentos capazes de tornar o atual sistema menos preconceituoso e/ou mais justo socialmente, a utilização dos dados estatísticos no dia-a-dia corriqueiro de sala de aula pode ainda favorecer e possibilitar o planejamento de projetos multidisciplinares (transversais) pelo sistema educacional.

Dailton Sidnei Pichinin,
– Mestrando em Ciências del Movimiento Humano pela Universidad Autônoma de Asunción (PY).
Desenvolveu os seguintes métodos: 1 - Cultura Corporal Lúdica para as aulas de Educação Física escolar nas Séries Iniciais; 2 - Jogo Motor Lúdico com temas básicos e gerais, baseado nas Oficinas tematizadoras para as aulas de Educação Física escolar no Sexto ao Nono Ano e Ensino Médio; 3 - Pedagogia de Dinâmicas de Grupo Para a Sala de Aula, baseada no movimentar-se e no lúdico para todas as disciplinas, séries e níveis de ensino, desde as Séries Iniciais, Sexto ao Nono Ano, Ensino Médio e Ensino Superior.
Endereço eletrônico: didaticacopep@gmail.com;

—————

Voltar


NOSSOS LIVROS DIDÁTICOS

14-02-2012 06:52

PEDAGOGIA DE DINÂMICAS DE GRUPO PARA SALA DE AULA - 4 VOLUMES

Desenvolvemos um método visando melhorar os resultados educacionais nas instituições culturais e educativas, ou seja, melhorar as relações sociais, melhorar o aprendizado e possibilitar muitos outros benefícios. Um dos motivos da indisciplina e dificuldade de aprendizagem nas instituições de ensino...

—————

15-04-2011 15:37

LIVROS PARADIDÁTICOS PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

INTRODUÇÃO   Muitas disciplinas na escola ainda não possuem Livros Didáticos (Educação Física Escolar, Artes, Ensino Religioso, e muitas outras). Consideramos o desenvolvimento de livros didáticos fundamental para as disciplinas escolares, uma vez que por meio deste se pode minimizar a...

—————


Artigo

17-05-2011 15:08

EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICO-PARTICIPATIVA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

  Os estudos no campo da gestão educacional indicam que a gestão popular e democrática é a mais proveitosa e benéfica. Sendo assim, este estudo propõe esclarecer os caminhos possíveis para efetivação da gestão democrático-participativa nas instituições de ensino.   EMPRESAS   É...

—————


Artigo

12-06-2012 12:13

ESTATÍSTICA SOCIAL NO SISTEMA EDUCACIONAL

O Brasil é um país extremamente heterogêneo socialmente (gênero, cor e raça). Tal fato corrobora para materializar as desigualdades e injustiças contemporâneas. Porém, estudos evidenciam que as diferenças sociais podem ser estimadas estatisticamente e seus dados considerados para análise das...

—————