O CONHECIMENTO É UM INVESTIMENTO FUNDAMENTAL (Pichinin)


LIVROS PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

27-07-2012 19:34
Muitas disciplinas na escola ainda não possuem Livros Didáticos (Educação Física Escolar, Artes, Ensino Religioso, e muitas outras). Consideramos o desenvolvimento de livros didáticos fundamental para as disciplinas escolares, uma vez que por meio deste se pode minimizar a subjetividade de um grupo, já que, norteia o ensino comum e unânime científico quanto ao que está sendo trabalhado entre uma realidade e outra. “O livro didático dismarginaliza uma disciplina na escola” (PICHININ, 2011).
Em muitos lugares a Educação Física Escolar ainda é muito desvalorizada, e dentre os vários motivos dessa desvalorização está sem dúvida alguma à falta de autores que escrevam didaticamente uma referência didática para o professor ter como proposta de trabalho no seu dia-a-dia de sala de aula entre as séries (PICHININ, 2011).
 
Metodologia
 
Com base em conhecimentos específicos da área de Educação Física, apresentamos um Kit de 4 livros para serem aplicados pelo professor durante todo ano escolar letivo, contemplando todas as séries do Ensino Básico, desde as séries Iniciais, até as séries Intermediárias e Finais.
Para as séries Iniciais, foram desenvolvidas aulas com as mais diversas atividades e expressões da cultura corporal lúdica, de forma crescente de dificuldade em meio a uma série e outra, e para as séries Intermediarias e Finais seguimos o entendimento do juízo científico das Oficinas tematizadoras, como fazem certas Instituições (Secretarias de Educação de Estado, Município, Colégios particulares e outros), evidenciando e corroborando com a veridicidade do uso deste desenho metodológico, fruto dessa concepção de projeto, onde os conteúdos são tratados em ciclos sucessivos de aulas (PICHININ, 2011).
 
Resultados
 
Para a grande maioria dos professores (público para as referidas obras), no momento em que lhes é apresentado às idéias, estes nos demonstram uma alegria e contentamento instantâneo. “Parece que se abre a esperança, e ao mesmo tempo a expectativa para dias melhores no seu fazer objetivo profissional do âmbito de sala de aula” (PICHININ).
 
Conclusões
 
Pela condição de educador e pesquisador que nos encontramos, nos sentimos comprometidos em auxiliar quanto às questões sociais, que não representa um problema apenas para alguns, mas sim para um todo.
Através dessas obras se acredita como resultado, professores mais felizes e eficazes, e alunados bem mais preparados para as demandas que se mostrarem necessárias em suas vidas (com relação a conhecimentos e aptidões específicos da Educação Física) enquanto cidadãos.
 
Recomendações
 
Quando no mercado se recomenda que estas obras sejam utilizadas por outros pesquisadores como referência, exemplo e modelo (Para as séries Iniciais a “Cultura corporal lúdica” e para as séries Intermediárias e Finais as “Oficinas tematizadoras”) para novos e/ou futuros projetos. Visando assim corroborar para divulgar e garantir a fortificação e consolidação de uma técnica metodológica didática, e conseguintemente beneficiar o desenvolvimento da própria área de Educação Física Escolar, colocando-a no lugar de destaque que merece, como já acontece com tantas outras disciplinas.
 
OBS. 1. “Precisa ser lembrado que todo e qualquer livro paradidático e/ou didático deve ser uma referência para uma proposta de trabalho, nunca uma tábua de lei a ser seguida a risca” (PICHININ).
 
OBS. 2. “Criamos mais quatro livros didáticos que contemplam ludicamente e de uma mesma maneira a todas as disciplinas escolares!”. Pedagogia de Dinâmicas de Grupo Para a Sala de Aula! Estejam convidados a usufruir de seus benefícios (PICHININ)! 
 
Dailton Sidnei Pichinin, Mestrando em Ciências del Movimiento Humano pela Universidad Autônoma de Asunción (PY).
Desenvolveu os seguintes métodos:
1 - Cultura Corporal Lúdica para as aulas de Educação Física escolar nas Séries Iniciais;
2 - Jogo Motor Lúdico com temas básicos e gerais, baseado nas Oficinas tematizadoras para as aulas de Educação Física escolar no Sexto ao Nono Ano e Ensino Médio;
3 - Pedagogia de Dinâmicas de Grupo Para a Sala de Aula, baseada no movimentar-se e no lúdico para todas as disciplinas, séries e níveis de ensino, desde as Séries Iniciais, Sexto ao Nono Ano, Ensino Médio e Ensino Superior.
Endereço eletrônico: didaticacopep@gmail.com;

—————

Voltar