O CONHECIMENTO É UM INVESTIMENTO FUNDAMENTAL (Pichinin)


MÉTODO DA PEDAGOGIA DE DINÂMICAS DE GRUPO PARA SALA DE AULA

27-07-2012 19:25
Desenvolvemos um método inovador em fase de patenteamento, que visa melhorar os resultados educacionais nas instituições culturais e educativas, ou seja, melhorar as relações sociais, melhorar o aprendizado e possibilitar muitos outros benefícios.
Um dos motivos da indisciplina e dificuldade de aprendizagem nas instituições de ensino citadas presentemente de forma enfática na literatura, porque passam os professores atualmente, é a falta do lúdico e do movimentar-se dentro das aulas (historicamente sempre se trabalhou o currículo (pedagogicamente) na sala de aula de acordo com uma tradição docente). Para tentar, se não sanar, mas com certeza minimizar esses e muitos outros transtornos, criamos um método que se encontra exposto na Coletânea “Pedagogia de Dinâmicas de Grupo para Sala de Aula - 4 volumes”. Obras que contemplam todos os níveis/idades de ensino, e tanto a área das humanas quanto das exatas podem usufruir de seus benefícios: “Pedagogia de Dinâmicas de Grupo Para Sala de Aula - Segundo e Terceiro Ano - Volume 1; Pedagogia de Dinâmicas de Grupo Para Sala de Aula - Quarto e Quinto Ano - Volume 2; Pedagogia de Dinâmicas de Grupo Para Sala de Aula - Sexto ao Nono Ano - Volume 3; Pedagogia de Dinâmicas de Grupo Para Sala de Aula - Ensino Médio e Superior - Volume 4”.
A idéia é levar a prática para um tema que até então teria um foco teórico, fazer com que a aula tenha um formato de oficina, tornando-a mais prazerosa, dinâmica e eficiente. Podendo ser usado pelo professor da seguinte forma, Antes: Na introdução de algum tema específico; Durante: Para o desenvolvimento do trabalho temático; ou Posteriormente: Para seu término/fechamento. Tendo o cuidado de não ser um professor nem conteudista, nem por outro lado lúbrico, porque os extremos nunca são satisfatórios, mas sim buscando a eficiência, sendo flexível visando um meio termo. Lembrando que pode ainda ser usado pelo professor em algum momento que vise apenas um entretenimento em sala de aula. Enfim, com um pouco de criatividade as possibilidades de uso das obras são as mais diversas. 
Vale observar que essas obras não nasceram ao simples acaso, mas sim para efetivamente fechar uma lacuna literária e atender a uma verdadeira pressão para mudança no plano educacional, que percebemos que precisa haver no nosso trabalho docente com o alunado.
 
Dailton Sidnei Pichinin, Mestrando em Ciências del Movimiento Humano pela Universidad Autônoma de Asunción (PY).
Desenvolveu os seguintes métodos:
1 - Cultura Corporal Lúdica para as aulas de Educação Física escolar nas Séries Iniciais;
2 - Jogo Motor Lúdico com temas básicos e gerais, baseado nas Oficinas tematizadoras para as aulas de Educação Física escolar no Sexto ao Nono Ano e Ensino Médio;
3 - Pedagogia de Dinâmicas de Grupo Para a Sala de Aula, baseada no movimentar-se e no lúdico para todas as disciplinas, séries e níveis de ensino, desde as Séries Iniciais, Sexto ao Nono Ano, Ensino Médio e Ensino Superior.
Endereço eletrônico: didaticacopep@gmail.com;

—————

Voltar