O CONHECIMENTO É UM INVESTIMENTO FUNDAMENTAL (Pichinin)


Método da pedagogia do esporte coletivo

20-12-2013 07:01

Uma das maiores dificuldades contemporâneas quanto ao esporte coletivo, diz respeito fundamentalmente ao trabalho didático-pedagógico, especialmente quanto ao público com idades correspondentes ao do Ensino Básico. Para tentar se não sanar, mais com certeza minimizar essa e muitas outras problemáticas, desenvolvemos o método da “Pedagogia do esporte coletivo”.

Método este que se encontra subdividido em uma coleção (Pedagogia do esporte coletivo) de quatro (4) volumes, englobando dentre os esportes, aqueles efetivamente coletivos e popularmente mais praticados e conhecidos no Brasil, seja na esfera do ensino, do entretenimento e/ou até mesmo do alto rendimento: Pedagogia do esporte coletivo: Handebol - Volume 1; Pedagogia do esporte coletivo: Voleibol - Volume 2; Pedagogia do esporte coletivo: Basquetebol - Volume 3 e; Pedagogia do esporte coletivo: Futebol - Volume 4.

Procurou-se propor atividades didático-pedagógicas focadas no jogo, no lúdico e na realização das mesmas sempre com sucesso (o esporte possui regras próprias e inflexíveis e/ou inalteráveis, por outro lado, o jogo possui regras que podem ser flexíveis e/ou adaptáveis, se evitando assim um fazer meramente técnico-repetitivo - este pode prejudicar a coordenação autônoma do participante). Aliás, esta é uma característica marcante em todos os nossos trabalhos. O foco no lúdico e no sucesso agrega muito mais as pessoas na realização das atividades propostas. Portanto, na “Pedagogia do esporte coletivo”, a situação de jogo é o principal meio utilizado na promoção do esporte em questão para todos. Ou seja, promove o tão comentado e desejado ESPORTE PARA TODOS, já que possibilita efetivamente uma prática e/ou aprendizagem inclusiva, além disso muito mais criativa, prazerosa e eficaz. Por conseguinte torna a realização da atividade um verdadeiro espaço de exercício social muito mais significativo.

Nessa concepção de projeto, os jogos foram propostos em ação ordenada no seu planejamento, dispostos e distribuídos em meio à subtemas conceitual, procedimental e atitudinal, de maneira que obedeçam a certo aumento de complexidade em meio a um jogo e outro. Ou seja, o planejamento e tratamento das atividades do método da “Pedagogia do esporte coletivo” em questão expõe um procedimento didático-pedagógico estrategicamente trabalhado no aspecto educativo em ciclos contínuos, e forma progressiva de dificuldade (do simples ao mais complexo), para serem aplicados e explorados pelo profissional em meio à SUBTEMAS conceitual, procedimental e atitudinal.

Tais SUBTEMAS, se propõem a deixar claro qual é o centro de aprendizagem (conhecimento) que pode ser alcançado em cada um dos jogos. Possibilitando ao profissional focalizar suas ações no sentido de direcionar e aproximar o participante até determinado ponto almejado. Deste modo, certamente o trabalho didático-pedagógico ganha no aspecto educativo.

Vale observar e ressaltar que este nosso trabalho é inovador (aliás, bem como todos os nossos outros trabalhos), e surge para atender a uma verdadeira pressão contemporânea para avanços no plano pedagógico-educativo dos esportes em questão, e ao mesmo tempo do esporte coletivo, uma vez que as atividades estão com a “aplicação recomendada” especificamente para determinados esportes, no entanto a concepção didático-pedagógica desta proposta pode, sem dúvida alguma ser aplicado em outros esportes coletivos, bem como, para os mais diferentes fins (educativo e/ou recreativo) e/ou clientelas (idades e/ou nível de desenvolvimento/aprendizado). 

Dailton Sidnei Pichinin

Professor escritor

São José do Rio Preto SP
didaticacopep@gmail.com

Autor de vários livros na área de Educação e Educação Física Escolar, vários cursos presenciais e na modalidade de Ensino à Distância, e diversos artigos locais, regionais e nacionais. Site e contato em: 

didaticacopep.webnode.com.br/; 

paraiso-monografias.webnode.com/;

—————

Voltar